Obesidade Infantil

Obesidade Infantil

A Obesidade é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até ao ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade.


Em Portugal, cerca de 30% das crianças entre os 7 e os 11 anos têm excesso de peso. Isto significa um percentil de IMC superior a 85. Na Europa, apenas Espanha e Itália apresentam índices superiores.
Nestas idades, este índice correlaciona-se não só com a gordura corporal, mas também com os valores de pressão arterial e diabetes.
Os factores que determinam esta doença podem ser genéticos ou adquiridos.
Para prevenir esta doença devem-se implementar desde a infância bons hábitos alimentares e a promoção de actividade física.


Qual o motivo da obesidade adquirida?

A estes factos podemos associar um consumo excessivo de alimentos de elevada densidade calórica, sendo ricos em gorduras, açúcares simples e sódio, mas pobres em vitaminas, outros minerais e fibras, consequentemente pouco saciantes. Destes alimentos podemos destacar:
-pizza
-hamburguers
-cachorros
-folhados
-fritos de pacote
-molhos
-refrigerantes


Que medidas podemos tomar?


Devem desenvolver-se estratégias para que os alimentos oferecidos às crianças sejam nutricionalmente adequados, não comprometam a aceitação das refeições posteriores e sejam suficientes para que não prejudiquem o seu desenvolvimento e rendimento escolar, em conjunto com a promoção da actividade física.

Neste aspecto, é essencial a sensibilização do problema perante a população, nomeadamente dos técnicos de saúde, na medida em que seja possível efectuar uma melhor vigilancia da crescente doença.
No Hospital de Nossa Senhora do Rosário, EPE, a consulta de Nutrição Pediátrica teve início em Janeiro de 2002. Os dados relativos a esta consulta podem ser observados no gráfico seguinte. O principal motivo de encaminhamento para a consulta foi a Obesidade Infantil. Como podemos constatar o problema está “à nossa porta”!


2 comentários:

Anónimo disse...

Exelente trabalho, nos dias de hoje é muito importante ter este tipo de alerta seja por onde for, é sempre muito bom saber que jovens assim têm a consciência do que se está a passar e que alertem os outros para uma vida saudavél.Bom trabalho*

Su disse...

Excelente post!

A Obesidade Infantil é um problema gravíssimo nos países desenvolvidos.

Continuem a alertar as pessoas para os benefícios de uma alimentação saudável, porque obesidade e má alimentação são sinónimos de doença!